Ouvir música no trabalho pode ser mais benéfico do que você imagina. É muito comum se deparar com profissionais, especialmente, os que ficam em frente a computadores o dia inteiro, com fones de ouvido. Isso acontece, pois a grande maioria precisa da música para ser mais produtivo.

Diversos estudos científicos apontam que ouvir música enquanto prática alguma tarefa faz bem para o cérebro, afinal, ele é estimulado a raciocinar melhor. Porém, como já sabemos, nem tudo que funciona para uma pessoa, irá ser igual para a outra.

Além disso, o estilo da música que você escuta durante o trabalho pode interferir de forma positiva ou negativa. Por isso, vamos explicar ao longo desse blog, os benefícios dessa prática e dar dicas de qual tipo ouvir em cada função de trabalho praticada.

Vamos a leitura?!

Ouvir música no trabalho faz bem?

Para começar, vamos responder a dúvida que surge quando esse assunto entra em pauta: “mas afinal, ouvir música enquanto trabalha, faz bem?”.

Obviamente, não existe uma resposta concreta para essa pergunta, pois ela vai depender de cada pessoa.

Existem gestores, por exemplo, que acreditam que a música pode distrair o funcionário. Assim, como tem aqueles que não só adoram a ideia, como escutam e ainda incentivam seus colaboradores a ouvirem música também.

Cada empresa tem suas regras e antes de tudo, você precisa se informar sobre elas e seguir corretamente. Mas vamos lá, pesquisas apontam que sim, ouvir música no trabalho é muito indicado e benéfico para quem quer ter mais concentração e produtividade no trabalho.

Se você trabalha em uma loja, oficina, academia, mercado, entre outros locais “abertos” e que recebem clientes, ouvir um som ambiente é bem legal. Além de deixar os funcionários mais animados, os clientes também se sentirão bem. Mas lembre-se, é preciso que a música não fique alta e nem tenha letras inapropriadas.

Agora, se o seu ambiente de trabalho é um escritório, uma agência ou outro local que não tem essa interação com clientes (de forma física) e cada um trabalha em seu computador, o indicado é, sem dúvidas, utilizar um fone de ouvido e cuidar para que o som não atrapalhe o colega.

ouvir música no trabalho

Benefícios da música para trabalhar 

Vamos agora entrar de fato no assunto sobre os benefícios de ouvir música no trabalho. Mas antes disso, vale lembrar que cada pessoa possui um jeito, isto é, algumas preferem o silêncio total para trabalhar e outras, simplesmente, não gostam de escutar nada nessas horas.

Maior concentração e produtividade

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, a música ajuda nas funções cerebrais, ou seja, ele trabalha melhor e com isso, você passa a ter mais concentração e fortalece o raciocínio lógico. 

Uma pessoa concentrada e focada naquilo que está fazendo, passa a ser mais produtiva também. As músicas clássicas e instrumentais são ótimas para os ouvidos, principalmente, naquelas tarefas que exigem mais atenção e agilidade.

Além disso, a música ajuda a “abafar” os sons externos como um colega conversando com outro, o trânsito, uma obra, entre outros ruídos desagradáveis. Ao escutar uma música, especialmente, em um fone de ouvido, você foca somente naquilo que está fazendo.

Quer forma melhor para se concentrar ouvindo música? Acredite, é ótimo!

ouvir música no trabalho

Ouvir música no trabalho reduz o tédio e melhora o humor

Sabe aqueles dias em que seu humor não está dos melhores? Experimente colocar uma música. As batidas, o ritmo e a letra da trilha que escolher, com certeza vão te deixar mais feliz e disposto para trabalhar.

Entenda que uma coisa leva a outra? Se o profissional está mais alegre, logo, todas as outras partes do trabalho melhoram e até o dia parece passar mais rápido.

Veja outros benefícios que você terá ao ouvir música no trabalho:

  • Melhora a agilidade;
  • Ajuda na criatividade;
  • Acalma e relaxa;
  • Alivia os sintomas da ansiedade;
  • Melhora o sono.

Estilos de músicas

Como falamos anteriormente, cada tipo de trabalho pede por um estilo de música específica. Afinal, é quase impossível escrever um blog, por exemplo, enquanto escuta um sertanejo ou outras músicas animadas, pois a letra e até o ritmo podem atrapalhar seu foco.

A seguir, veja quais são os estilos de músicas mais indicados para ouvir no trabalho:

Músicas clássicas

Não há dúvidas de que as músicas clássicas são, literalmente, músicas para os ouvidos. Elas ajudam muito no desenvolvimento do raciocínio lógico e estão no top um dos sons mais indicados para quem quer ter mais concentração no trabalho. 

Ouvir música no trabalho: sons da natureza

Mesmo que não sejam uma música propriamente dita, o barulho da chuva, de cachoeira, cantos de pássaros, ruídos do mar, entre outros sons agradáveis que vem da natureza, são ótimos para relaxar a mente e aliviar o estresse.

Além disso, estudos apontam que eles favorecem o funcionamento cognitivo e elevam o grau de felicidade e prazer.

Jazz instrumental

Músicas assim são extremamente relaxantes e vão te ajudar a se inspirar e ter mais criatividade. Além do mais, podem deixar o ambiente mais agradável e evita distrações.

ouvir música no trabalho

O seu gosto musical

Independente de tudo, é obvio que o seu gosto musical vai ditar o que ouvir ou não no trabalho. Tem gente que gosta de rock, pop, músicas internacionais ou nacionais, enfim, vai do seu grau de “maturidade de concentração”.

Outra dica, é que existem diversos streamings de músicas que te possibilitam a criar uma playlist com os melhores sons que te ajudam a ter mais concentração no trabalho. Assim, facilita sua vida e não tem necessidade de ficar procurando por elas todos os dias.

Ouvir música no trabalho: cuidado com a sua audição

Que ouvir música no trabalho é muito legal e benéfico nos já te mostramos, agora, é muito importante cuidar da sua audição, principalmente, se você usa muito fone de ouvido.

Ficar com esses aparelhos o tempo todo pode ser prejudicial a saúde. De acordo com os médicos otorrinolaringologistas, o recomendado é ouvir música até, no máximo, 90 decibéis. Mais que isso, você pode desenvolver sérios problemas auditivos.

O conselho que passamos é, faça pausas de pelo menos 15 minutos para que seus ouvidos possam descansar. Além disso, esses momentos sem fones, podem servir de interação com os colegas de trabalho e assim, sua saúde fica protegida.

Aperte o play e bom trabalho!

Ao longo do texto te mostramos que ouvir música no trabalho é uma prática saudável e benéfica para sua vida profissional. Sem exageros, você consegue ter mais concentração e ser mais produtivo.

As músicas estão presentes em nossa vida, seja nas festas, reuniões de família, para aquela faxina em casa e para trabalhar, não seria diferente. Portanto, escolha a música de sua preferência, aperte o play e tenha um ótimo trabalho!

Ah, se precisar de uma ajuda extra para ter mais foco e produtividade no ambiente de trabalho, fale com a Unimble.

Estamos prontos para te guiar na missão de transformar o foco em hábito, de forma leve, dentro da sua realidade, através de tecnologia, conhecimento e prática.