Existe uma pergunta frequente que escuto das empresas que estão sofrendo com a falta de mão de obra qualificada: como faço meus colaboradores formarem um time mais produtivo, uma equipe realmente unida?Esse problema é mais comum do que se imagina. Existem empresas com centenas de funcionários que não conseguem a união de mais de três colaboradores para trabalharem juntos, sem um objetivo comum, sem propósito. Equipes tão desconexas que não há integração e pouquíssimos estão satisfeitos ou felizes nesse meio. Claro que o resultado é baixo rendimento, conflitos, rotatividade, etc. Como fugir desse ciclo?

Como fazer um grupo de pessoas atuar como equipe

A primeira noção necessária é a diferença entre um grupo de pessoas e uma equipe. Você pode formar um grupo a qualquer hora, reunindo pessoas, mas ter uma equipe requer algo mais: exige alinhamento entre as pessoas, um propósito ou objetivo comum, propósito esse reconhecido. É o padrão BOPE, missão dada é missão cumprida. Todos sabem a missão e estão motivados por ela, todos sabem seu papel e o que fazer se algo der errado. Você montou algo assim ao seu redor?

Motivo comum

As pessoas menosprezam a importância de uma meta clara para uma equipe. Todas as pessoas precisam de uma motivação e um objetivo claro para que saibam o que buscar e o quanto estão avançando em prol daquele objetivo. Às vezes pede-se motivação à equipe, sem avaliar se ela entende o objetivo, se é algo que motiva os membros e se eles se sentem representados. 

Conexões em comum

É importante também que as pessoas da equipe sintam que estão em um meio em que são bem recebidas. Um meio em que podem criar conexões valiosas com os demais membros, cada qual com suas características, mas compartilhando valores humanos, torcidas, desejos e gostos. Enfim, pessoas com quem gostariam de passar minutos ou horas em momentos de descontração fora ou dentro da empresa. Quem é feliz sem sentir-se pertencido? Quem rende e doa-se a uma causa ou desafio sem sentir-se bem, feliz e pertencido?

Equipe produtiva: aprendizado e redução de conflitos

Outra característica boa para a formação de equipes é a redução dos conflitos. Isso é algo gritante: como ter uma equipe produtiva quando estão em estado de guerra?

Os conflitos vêm de diferenças pessoais e de situações problemáticas não resolvidas, continuamente incomodando as partes. Nesse sentido, porque não incluir no dia a dia da equipe rotinas que envolvam aprender com os problemas, resolver pequenas situações complicadas ou insatisfatórias e com isso melhorar os resultados, assim como trazer novos itens de aprendizado à tona?
A chance de situações de conflito onde, rotineiramente, os problemas são resolvidos para que não ocorram novamente é bem pequena. No final, a chance de uma equipe ser produtiva e integrada quando todos possuem o mesmo objetivo e motivação, estão conectados e integrados, com um objetivo comum, aprendendo e melhorando a cada dia, é altíssima.Portanto, propicie isso e todos os seus meios e arredores melhorarão.