Em toda a história da humanidade, nunca tivemos tanta tecnologia e ferramentas a nossa disposição nem tantas tarefas foram automatizadas. Algumas pessoas atribuem a isso o atual nível de desemprego, não à política econômica.

Ao mesmo tempo, quase na contramão desses fatores, nunca tivemos tantos empresários reclamando do quão difícil estava encontrar bons colaboradores para as empresas. O que ocorre? A capacitação está baixa? As pessoas não querem trabalhar? Ou a forma como organizamos as equipes produtivas não atende mais os anseios dos colaboradores e do mercado?

Formar um time: dificuldade de atrair pessoas

Por um lado, vemos muitas pessoas em cargo de gestão informando que vivem buscando novos colaboradores, mas que está tremendamente difícil encontrar bons profissionais, qualificados, prontos para entregar o resultado, que realmente vestem a camisa.
Quando encontram, falam que outras empresas chegam e “roubam” esse colaborador ou esses profissionais “são caros demais”. Essa é a velha máxima de buscar a pessoa certa, na hora certa, com a cabeça certa (uma agulha em um palheiro) e que aceite receber o valor comum/padrão de mercado (ou menor). A conta simplesmente não fecha. Além disso, não existem tantas pessoas tão perfeitas assim no mercado, então novamente, a expectativa não condiz com a realidade.

Dificuldade de segurar as pessoas

Então porque não focamos nas pessoas que já estão com a gente e construímos um melhor ambiente para elas, com capacitação e qualidade de vida, para segurar essas boas pessoas que ao longo do tempo capacitamos? 
Sabemos, ao conversar com os funcionários das empresas por aí ou durante as consultorias realizadas, que são poucas as empresas que realmente se dedicam e investem nos colaboradores. Existe, inclusive, um dizer: um funcionário não troca de empresa por salário, troca por causa da gestão. Então, nesse sentido, que tal melhorar sua gestão, fazendo-a ser em prol dos colaboradores? Quem sabe construir um ambiente onde as pessoas queiram ficar seja mais agradável do que ficar trocando de funcionários na loteria do mercado.

Dificuldade de criar um time unido

Outra dificuldade comum do empresariado é manter um time unido, após a criação. Muitos fatores interferem: pessoas com características muito distintas, um ambiente que propicia o individualismo, um cotidiano que carrega os relacionamentos com stress, até mesmo uma cultura de empresa de competição e não de colaboração. Então, como montar um time unido em prol do resultado e cultura que esperam-se da empresa?

Diversas sugestões e métodos surgem para essa necessidade. Em inglês, chamam de “Team Building”. Construir um ambiente de aprendizado entre os próprios colegas, avaliação dos colaboradores pelos próprios colegas, momentos de descontração e uma inserção mais agradável e completa de novos colaboradores ajuda e muito nesse cenário.

Formar um time: dificuldade com conflitos

Por último, o sintoma maior de que tudo o que tange a equipe e gestão de pessoas está dando errado em sua empresa: o local vive em pé de guerra. Normalmente, quando problemas ocorrem, alguém desponta liderando um movimento de correção e melhoria.

Quando os problemas ocorrem com frequência, essa pessoa sente que carrega o dia a dia nas costas, resolvendo essas urgências. Caso mais alguém faça o mesmo (geralmente em direção ou modo contrário ao outro colega), o conflito de atuação emerge.

Se as pessoas não conseguem resolver a situação discutindo as falhas em processo e pensando de forma clara, a tendência é buscar impor sua visão e resolver na força ou tentando reduzir o outro colega, de onde surge o conflito pessoal (agravado quando existe conflito de posição, como no conflito de colaborador e seu gestor imediato).

Uma solução imediata para formar um time é mediar o conflito em prol da solução da origem do problema, mais do que buscar resolver a questão das pessoas em si. Acredite, acertando ou errando, todos estavam tentando fazer seu melhor, assim como você, então que tal trazer os colaboradores para perto de si e fazê-los crescer junto contigo?