É cada vez mais comum vermos pessoas extremamente estressadas, seja por causa de seus serviços, de problemas pessoais ou a junção das duas coisas. Os níveis de ansiedade da população nunca estiveram tão altos quanto estão nos dias de hoje. Isso ocorre pelo excesso de informação e pela velocidade com que os problemas aparecem em nossa frente, apesar disso, não podemos nos desconectar da rede de informações, então, como podemos combater o stress e reduzir a ansiedade?

Técnica de Mindfulness

Mindfulness é uma técnica inspirada no pensamento de monges budistas, apesar disso, não tem nenhuma ligação com a religião, uma vez que consiste apenas em aprender a ver e dominar a mente. Sua prática traz muitos benefícios em longo prazo, mas a tranquilidade, a redução de ansiedade e o alivio do stress são sentidos logo na primeira prática. É importante entender que esse alívio não irá durar muito das primeiras vezes, entretanto, conforme você for praticando, irá reduzindo seus níveis de stress e ansiedade, até que consiga passar semanas sem praticar e mesmo assim ficar tranquilo.
Os motivos para isso são simples, o stress e a ansiedade ocorrem porque não temos pleno controle de nossos pensamentos, assimilamos qualquer coisa que venha em nossa mente como verdade, e pior, mesmo que seja, pensamos nas coisas em momentos errados. Quem nunca ficou pensando na apresentação que precisava montar enquanto fazia uma tarefa? Ou ficou com a mente focada em um problema que precisava resolver enquanto fazia algo que não tinha nada a ver com aquilo? Esse tipo de pensamento resulta em ansiedade, começamos a refletir demais sobre os problemas, nas coisas que talvez deem errado, nos martirizamos, deixamos os problemas acumularem e ficamos estressados porque não conseguimos resolver as coisas. Talvez sua ansiedade e seu stress não estejam tão ruins, mas podem ficar se você não fizer nada a respeito, e isso começa com a prática do Mindfulness.

Mindfulness na prática

A prática é extremamente simples e tem como objetivo lhe ensinar a conscientemente limpar a mente. Não pensar em nada não apenas te ajuda a reduzir o stress e a ansiedade como também irá tornar as atividades que você faz extremamente prazeirosas. Lembra-se de quando andou de bicicleta pela primeira vez? Ou quando experimentou aquele vinho caro? Quando comeu aquele chocolate novo? Você pode ter experiências semelhantes à “primeira vez” quando faz as coisas depois do Mindfulness.
Para ter todos estes benefícios, basta fazer algo extremamente simples: Não pense em nada! Isso pode parecer extremamente desafiador, entretanto, quando você sabe alguma técnica para isso, torna-se muito fácil, rápido e prático, sendo que depois de uma semana fazendo diariamente a meditação você já consegue não pensar em nada sem fazer quase nenhum esforço.
De fato, o Mindfulness traz ao seu cérebro a experiência contrária de fazer esforço, é um estado de espirito onde você fica extremamente tranquilo, sem problemas para te incomodar, sem o stress das 8000 tarefas que você precisa resolver. Isso não significa que você irá deixar eles de lado e agir como se não existissem, mas sim que você conseguirá entender e compreender profundamente que ficar pensando neles o tempo todo não irá ajudar em nada, tornando fácil trabalhar em cada um deles sem tanta pressão interna.Podemos separar a prática do Mindfulness em 2 maneiras: Guiada, e não guiada.
As guiadas podem ser encontradas aqui.
As não guiadas são mais dinâmicas, uma vez que você pode fazer o tempo que achar necessário, o que pode variar de alguns segundos até várias dezenas de minutos. Aqui irei ensinar três maneiras diferentes de meditar.

Meditação da Respiração

Provavelmente uma das meditações mais simples que podemos fazer, apenas respire, o passo a passo é extremamente simples:

  1. Sente-se com a coluna ereta, mas não force muito a posição, tenha uma postura confortável, de forma que suas costas fiquem retas e sua cabeça se apoie em sua coluna. Erga a cabeça e ou feche os olhos, ou olhe para um ponto fixo;
  2. Determine por quanto tempo vai meditar, coloque um alarme com o timer do celular;
  3. Respire, preste atenção na sensação que o ar faz quando passa por sua boca/nariz;
  4. Continue respirando, e prestando atenção nas sensações, varie a maneira de respirar, respire com a boca, com o nariz, de maneira mais profunda, mais rasa. Tente perceber a diferença entre uma sensação e outra;
  5. Hora ou outra, você irá acabar pensando em algo, então, apenas perceba isso e diga mentalmente a si mesmo — “Vamos voltar a prestar a atenção na respiração” — e volte sua atenção gentilmente a sua respiração;
  6. Você pode colocar a mão na barriga para sentir o abdômen subindo e descendo, isso pode ajudar a manter a atenção caso sinta dificuldade. Essa meditação tem o simples objetivo de deixar sua mente mais leve, reduzir instantaneamente seu stress e sua ansiedade. Também torna atividades mais prazeirosas, já que você consegue explorar as sensações mais facilmente estando com a cabeça fixa no agora.

Meditação dos sons para reduzir a ansiedade

  1. Uma das minhas favoritas, eu amo fazer isso com músicas, mas, dá certo com basicamente qualquer som.
  2. Preste atenção em todos os sons a sua volta. Perceba seus detalhes, tente definir se eles vem de longe ou de perto, se são graves ou agudos, de qual sentido eles vem;
  3. Fique alguns minutos prestando atenção em como os sons se comportam, quanto mais sons perceber melhor;• Agora tire sua atenção dos sons, foque apenas em sua mente, mas ao contrário da outra meditação, não preste atenção em nada. Deixe-a pensar livremente, mesmo que ela traga seus medos, suas angústias, seus problemas, apenas deixe sua mente pensar;
  4. Perceba que assim como os sons, seus pensamentos aparecem do nada, e se dissipam do nada;
    Essa meditação tem como principal objetivo não apenas fixar sua mente no agora, mas também mostrar a você como os seus pensamentos NÃO SÃO VOCÊ! Pensamentos vêm e somem em um instante, como nuvens no céu, então não se prenda a eles. Você pode utilizar músicas também, preste atenção nos detalhes do som.

Meditação das Sensações

Esta meditação é uma das melhores em treinar sua mente! Pelo simples motivo de necessitar de mais domínio da atenção do que as outras. Apesar disso, é fácil de fazer:

  1. Sente-se confortavelmente, da mesma forma que faria para a meditação da respiração;• Feche os olhos, se for confortável;
  2. Agora tente perceber qual sensação a superfície de apoio (cadeira) cria com seu corpo. Quando conseguir sentir a sensação, fique alguns segundos explorando-a;
  3. Coloque sua atenção nos seus pés, veja se sente algum formigamento, um calor, ou qualquer outra sensação, apenas sinta as suas sensações.
  4. Depois preste atenção nas panturrilhas, fazendo o mesmo processo que o anterior. Conforme as sensações aparecem, vá “subindo” pelo seu corpo, chegando consequentemente no quadril, no peito, e em seguida preste atenção nos braços, e depois na cabeça;
  5. Se não se sentir extremamente tranquilo, ou achar que foi rápido demais, respire profundamente 5 vezes e comece de novo.
    Muito semelhante à meditação da respiração, tem como foco desenvolver a capacidade de escolher onde colocar sua atenção. Além de te colocar no momento presente vai tornar eventualmente mais fácil dormir, focar e deixará você mais tranquilo.

E ai? Tentou alguma delas? Esperamos que você consiga reduzir sua ansiedade e seu stress com estas meditações. 
Dúvidas fale com a gente!