Existem diversas frases que indicam como a tarefa de gestão é complexa e, talvez, até inglória: “Quero fazer qualquer coisa que não envolva pessoas”, “as pessoas não se motivam e não se comprometem com o resultado”, “prefiro ficar na minha trabalhando do que ter que me estressar com equipe que não colabora”. 
Essas frases são comuns em empresas todos os dias, nas mesmas que precisam, diariamente, ter uma equipe de pessoas motivadas, qualificadas e dedicadas para atingir seus resultados. Então, onde está a origem do problema? Hoje vamos conhecer algumas características para ajudar a sua vida enquanto gestor a tornar sua equipe mais profissional.

Gerente: tenha clareza do que alcançar

Se sua equipe não tem plena clareza do que alcançar, quem ajudar, como impactar positivamente a vida dos demais e qual o resultado que a empresa precisa, ela estará perdida. Uma equipe perdida sofre com sobrecarga, fica sem foco, sem caminho, e tudo vira urgência. Outra consequência de equipe sem clareza é a desmotivação, já que não sabe o que fazer e nem o motivo, além de não ter desafio nenhum que não seja a cobrança de algum superior. Mas, por que cobrar algo que não faz sentido ou não está claro de onde levará?

Servir à equipe

Um bom gestor para uma empresa profissional gasta uma boa parte do seu tempo apoiando o resultado da equipe, sem puxar o trabalho para si. Servir à equipe significa identificar problemas pessoais, profissionais, de processo ou de mercado e ajudar a resolver esse problema.

Sabendo que a equipe é quem produz o resultado da empresa, esse gestor deve ser capaz de identificar todos os problemas e tirar eles da frente. Quando a dificuldade é pessoal, deve apoiar aquela pessoa e ajudá-la a retornar mais rapidamente para a entrega de resultado da equipe. Desta forma, com o seu apoio (e não por seu chicote) a equipe estará livre para alcançar mais resultados, fazendo com que sinta-se mais integrada e com melhor relacionamento com o gestor.

Mudar as ferramentas

Outra mudança que o gestor precisa levar é parar de pensar só em como a equipe precisa trabalhar e focar em mudar as ferramentas. As pessoas trabalharão bem motivadas, mas terão um limite de produtividade. O alinhamento reduzirá o esforço causado para alcançar as metas, mas é o uso de ferramentas novas, mais ágeis, mais produtivas e que reduzam o esforço que a equipe precisa para alcançar novos patamares de produtividade.

Gestor: entender as diferenças

Claro que a fórmula perfeita para apoiar as pessoas não existe. Isso porque as pessoas são diferentes, muito diferentes! Assim, você gestor precisa apoiar, facilitar a clareza, as ferramentas e ainda servir à equipe, tendo uma noção clara de onde chegar. Porém, para cada membro, isso pode representar um apoio diferente. Para quem é de feedback, dê feedback. Quem é de condução, um treinamento e um tempo dedicado. Para quem é de competição, um desafio e uma meta difícil de alcançar. Para quem é de reconhecimento, pequenos reconhecimentos diários. Difícil, não? Na verdade, não. 
Difícil é ter uma empresa com resultado abaixo do necessário para sobreviver.