A geração de nossos pais viu, como costume social, o valor do esforço, de trabalhar para obter renda para sustentar a família, de ter uma profissão digna e ser feliz por conta disso. Acontece que a felicidade humana é complexa.

Essa visão de nossos pais de que a felicidade está atrelada ao sustento e ganho financeiro já se provou milhões de vezes incorreta ou, no mínimo, incompleta. Muitos dizem que a geração atual é que está errada: exigente demais, reclama demais, sem ter com o que se preocupar.

Dizem que deveriam ir capinar um lote. Acontece que nunca tivemos tanta liberdade e aprendizado, nunca ouvimos tanto falar sobre felicidade e propósito e nunca tivemos tantas ferramentas e motivos para questionar a forma de trabalho. Então, vamos analisar alguns hábitos que ajudam a melhorar a felicidade e satisfação dos funcionários:

Feedback

É importante para os colaboradores terem uma noção real de que estão colaborando de verdade com a empresa e com o grupo, assim como é importante receber dicas de como podem melhorar como pessoa, colaborador ou na sua carreira. É interessante que esse feedback seja rotineiro, com informações positivas para melhoria e felicitações pela entrega de valor.

Felicidade no trabalho: time unido

É imprescindível que a equipe de trabalho sinta-se como tal: uma equipe. A união faz com que as pessoas sintam-se parte de algo maior, com que o ambiente fique mais agradável e que a noção de ajuda e colaboração prevaleça sobre problemas.

Objetivo claro

Cada vez mais as pessoas pedem maior clareza sobre o que se espera delas em termos de resultado e valor entregue. Ter um norte de onde chegar, como entregar seu trabalho e sabendo para onde a empresa vai ajuda a pessoa a sentir-se parte do todo e motivada a colaborar com a empresa.

Recompensa

Quando a pessoa e a equipe alcançam um resultado satisfatório, atingem uma meta importante ou conquistam um grande marco, o reconhecimento público pela conquista e uma comemoração injetam um tanto de emoção e adrenalina nas veias das pessoas e fazem com que os colaboradores queiram alcançar novas conquistas.

Propósito pessoal

As novas gerações já sabem que o importante é você alcançar seus sonhos e ter um norte pessoal que te motive a buscar suas próprias conquistas.

Conseguir alinhar aquilo que queremos com os nossos grandes objetivos e através disso nos tornarmos seres melhores é um fator gigante de motivação, satisfação e felicidade com relação ao trabalho.

Aprendizado

Colaboradores valorizam locais onde aprendem. Ter uma rotina em que, com frequência, as pessoas aprendam novos conhecimentos, experiências e oportunidades incentiva os colaboradores a alcançarem mais resultados.

Pertencimento

A pessoa sente que pertence a uma empresa geradora de valor, em que o trabalho ajuda outras pessoas. Os colaboradores efetivamente ajudam uns aos outros e o funcionário sabe que através do seu esforço contribui para uma sociedade melhor é um grande fator de felicidade.

Ambiente agradável

No demais, um ambiente de trabalho com boa comunicação, poucos conflitos e percepção real de ser útil, parte de um todo e de um grupo unido faz com que as pessoas sejam muito mais felizes. Portanto, a reposta para a pergunta inicial é sim! É possível ser feliz no trabalho, basta organizar-se e seguir nossas dicas. A partir disso, comece hoje a melhorar o seu dia a dia de trabalho.