Olá pessoal, hoje vamos apresentar o nosso aprendizado de mais de um ano de Unimble, a respeito dos maiores matadores de produtividade nas empresas que atuamos. Veja se você se reconhece em alguma dessas situações:

Trabalhar sem foco

Sabe aquele dia que você se mata de trabalhar mas no final do dia você sente que não fez absolutamente nada? É exatamente pela falta de foco e produtividade. Você trabalhou muito mesmo, mas não avançou, produziu, melhorou em nada o seu ambiente nem ajudou a cumprir nenhuma meta do setor. 
Por sinal, você tinha meta? Você sabia o que era maior prioridade em seu trabalho? Então tenha antes de jogar outro dia fora de sua vida em algo que não dará resultado. 

Retrabalho por desalinhamento e falta de padrão

Você com certeza já teve que refazer alguma atividade porque você ou alguém do seu time errou algo. Geralmente quem erra não percebe quantas pessoas foram impactadas ao redor, sendo esse um dos inimigos silenciosos dos ambientes de trabalho, já que poucos falam sobre isso. 
Basta alguém não realizar uma tarefa, não fazer corretamente uma ação, não seguir um padrão e não entregar o resultado para que o restante do time siga o trabalho e a bagunça está feita. 

Mudanças de caminho afeta a produtividade

Você recebeu sua missão e ela é clara e faz sentido. Missão dada é missão cumprida é seu lema. Porém, no meio do trabalho já realizado, alguém pede para você mudar essa tarefa ou fazer outra no lugar. Chato, mas entendível, certo? Bora pra nova missão. 
Quando você está quase acabando, nova mudança de caminho e todo o seu esforço jogado fora. As origens vão desde falta de alinhamento estratégico até muitos donos para pouco processo até falta de habilidade gerencial, mas o resultado é um desânimo do profissional e uma perda de tempo gigante na empresa. 

Moral baixa

Sabe aquela ferramenta chamada feedback? Ele só vem quando você erra. Aquela coisa chamada reconhecimento? Só aparece quando você ameaça ir embora e quebrar a empresa. Cultura da empresa? Só se fala nisso quando todos brigaram e ninguém mais consegue recuperar a situação de conflito, quando já é tarde demais. 
Como manter alguém animado a trabalhar e dar o seu melhor nessa situação? Como mobilizar as pessoas a novos desafios quando já chutaram o balde e não estão mais preocupados com as consequências da falta de esforço ou dedicação? Impossível, não parece?

Bônus: reconheça o problema para melhorar a produtividade

Ter um problema desses na sua empresa é muito problemático, claro, porém é ainda pior negligenciar que o problema existe ou colocar a culpa somente em uma pessoa ao invés de corrigir. Todos possuem problemas no dia a dia produtivo, mas só prevalece quem os corrige e aprende. Então, nada de esconder os problemas embaixo do tapete.