Oi pessoal, no dia de hoje venho comentar sobre uma notícia estarrecedora vinda dos polos de inovação da Google. O que essa notícia pode ter a ver com você? vamos descobrir e tentar transformar isso em um caminho para resolver um problema frequente das empresas brasileiras.

Não faça o mal

A notícia a que me refiro é de que uma grande quantidade de colaboradores da Google está pedindo demissão por conta de um projeto que a empresa assinou com o Pentágono, sede das forças armadas dos estados unidos. O projeto em questão tem como base o apoio da Google na identificação automática de imagens e pode ser usado pelo pentágono para identificar automaticamente possíveis alvos, drones e aviões não tripulados. Os mais de 3.000 funcionários que assinam uma carta coletiva pedem que a empresa honre o item primordial de seu código de cultura: don’t be evil (não faça o mal). Eles dizem que a empresa não deve entrar nos negócios de guerra.

Cultura

Se os funcionários da empresa dos sonhos são capazes de entender a cultura e as regras de uma empresa a ponto de desistir desse sonho quando algo foge da cultura à qual eles estão dispostos a se adequar, então quer dizer que esses funcionários realmente compraram a missão e o objetivo da empresa como seus. 
Afinal de contas, não é isso que a maior parte dos empresários espera dos seus funcionários? que eles assumam a meta, a missão e as responsabilidades da empresa como suas? me diga você agora, funcionário: você conhece qual a cultura que se espera de você? me diga você, empresário: seus colaboradores sabem qual a cultura que se espera deles e para onde a empresa vai? de verdade? eles são capazes de falar de bate-pronto a missa futura da empresa que está naquela placa bonita na parede?

Impacto

  • O que pode ocorrer se eu não tiver uma missão, um destino e um código de cultura? vamos aprender:
  • Você já percebeu alguém descontente em sua empresa por não saber se terá um futuro ou novas oportunidades na empresa por não saber se vai crescer e para onde a empresa está indo? 
  • Cada pessoa da sua empresa trabalha do seu próprio jeito, sem cuidar do que pode estar causando aos demais e se me preocupar em manter um bom ambiente de trabalho? 
  • Visões conflituosas sobre atividades ou decisões de projetos da empresa costumam acabar em conflito no time ou com a direção?
  • As pessoas vivem o dia a dia somente esperando o próximo salário, sem se motivar a melhorar o ambiente ou ajudar a empresa a alcançar seus objetivos?
  • Finalmente, alguém já pediu demissão da empresa por “não concordar com os rumos da empresa” ou “a empresa está perdida e eu não me sinto mais bem aqui”?
  • Se qualquer resposta foi sim, então você precisa alinhar junto com sua equipe o que a empresa espera de cada um e o que vocês esperam uns dos outros como cultura de empresa. Como seria um código de cultura de empresa? pesquise por código de cultura no Google e você verá exemplos excepcionais de diversas start ups. 
  • Os códigos são mais do que simples palavras vazias de valores que se esperam das pessoas da empresa, são descrições de comportamentos reais, detalhados e que não deixam dúvidas quanto ao que se espera de cada pessoa da corporação.

Propósito 

Se você quer que em sua empresa as pessoas convivam, trabalhem e busquem um objetivo comum, em paz, como amigos e cientes realmente dos seus papéis, junte a todos e crie um código de cultura que todos entendam, busquem e compartilhem. 
Passar o dia a dia trabalhando pela simples necessidade de trabalhar, sem propósito e sem estar em um ambiente onde a cultura esteja alinhada à sua, é certamente uma das mais dolorosas formas de jogar valorosos dias de vida no lixo. 
Que essa seja uma semana onde você e sua empresa possam melhorar mais do que nas semanas anteriores. Sucesso a todos vocês.